Primeiro trecho da perimetral Sul-Leste é entregue e tem trânsito liberado

Primeiro trecho da perimetral Sul-Leste é entregue e tem trânsito liberado

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Foram liberados, na tarde desta terça-feira (25), os primeiros dois quilômetros da nova perimetral Sul-Leste, que vai ligar a Estrada de Pains e a RSC-287 (Faixa Nova) até a BR-392, na saída para São Sepé. O trecho inaugurado permite o trânsito da estrada de Pains (acesso secundário à UFSM) até o Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. Nos próximos anos, serão construídos os quatro quilômetros que faltam da nova perimetral. Com o trajeto completo será possível ir de Camobi até a Região Sul, e vice-versa, sem a necessidade de ir pela Faixa Nova até os trevos da rodoviária e da Uglione para chegar à BR-392.


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A entrega era aguardada desde maio, quando as obras foram concluídas. Faltava concluir acabamentos, que atrasou porque a RGE precisava retirar uma rede de energia elétrica. Uma cerimônia, com a presença de autoridades, marcou o ato. Logo após, o trânsito foi liberado no local. Conforme o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSD), a obra deve impactar diretamente na mobilidade urbana e no desenvolvimento da cidade:

– É a primeira entrega dessa conexão entre o Sul e o Leste, a Perimetral Sul–Leste, que com certeza vai transformar esta região. Como a gente pode verificar aqui, são quatro pistas, passeio, ciclovia, iluminação… Enfim, é uma obra completa, e eu tenho absoluta convicção de que, além de trazer mobilidade viária e segurança, vai trazer desenvolvimento para esta região e para a nossa cidade como um todo. Então, é um passo importante. Agora, o nosso compromisso é dar continuidade a essa obra tão relevante.


A via

O trecho tem quatro pistas, iluminação, sinalização, ciclovias e calçadas para pedestres. A via concluída fica próximo à RSC-287. As obras são feitas com verbas da Corsan, que destinou R$ 75 milhões ao município como cláusula do acordo da renovação do contrato. A prefeitura deve complementar as verbas que faltam para fazer os outros 4 km. Esse primeiro trecho de 2 km custou cerca de R$ 30 milhões. Há estimativas de que o trecho final possa custar R$ 60 milhões.

Questionado sobre prazos para execução do restante da perimetral, o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner da Rosa, falou que a licitação deve sair em 2026. O que ainda não está definido, conforme ele, é se o restante será concluído em duas etapas (de 2 em 2km) ou em uma única. O secretário reforçou, também, que a próxima fase da obra deve iniciar pelos últimos dois quilômetros da perimetral, perto da BR-392, ou seja, o trecho intermediário seria o último a ser entregue.

– A nossa ideia é iniciar pelo próximo trecho de 2 km, o da ponta de lá. Deixaríamos o trecho do meio por último, porque hoje ele é apenas campo, sem acesso a residências ou bairros. Tudo vai depender da virada do ano agora. O nosso prefeito, Rodrigo Decimo, está buscando mais recursos. Se houver possibilidade de fazer os dois próximos trechos, faremos, para acelerar o processo: primeiro os 2 km da ponta e depois o trecho intermediário. A nossa ideia é completar toda a perimetral o mais rápido possível, mas existem entraves, porque estamos lidando com dinheiro público, que precisa ser muito bem investido – disse o secretário.

Existe, de acordo com Wagner da Rosa, a expectativa pela conclusão da perimetral no próximo ano, mas ele admite que é uma obra complexa que não envolve apenas a pavimentação da via. O primeiro trecho, por exemplo, que teve as obras iniciadas em julho de 2023, levou mais de dois anos para ser concluída.


Histórico da obra

A nova Perimetral Sul-Leste, anunciada ainda em 2018 como uma das contrapartidas da renovação do contrato com a Corsan, avançou em meio a uma sequência de interrupções e revisões de prazo. As obras começaram em julho de 2023, entre a Estrada de Pains e o Loteamento Maringá, mas foram paralisadas poucos meses depois, em outubro, por falta da Licença de Instalação ambiental. Retomados apenas em fevereiro de 2025, os trabalhos seguiram com a previsão de concluir o primeiro trecho de 2 km até abril, ao custo de R$ 35 milhões – enquanto o segundo trecho, licitado em 2024, foi suspenso devido às enchentes.

Entre março e abril de 2025, ocorreram bloqueios parciais da Estrada de Pains para a execução da drenagem e pavimentação, período que acabou marcado por atrasos provocados por chuvas e imprevistos. A via só foi liberada no fim de abril, após a conclusão do trevo de acesso. Em julho, a prefeitura voltou a projetar a entrega do primeiro trecho, desta vez para agosto, com investimento atualizado para R$ 30 milhões. No entanto, um impasse com a RGE sobre a remoção da rede elétrica adiou novamente a liberação, transferida para setembro — prazo que também não foi cumprido.


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